Sofrimentos e doenças são heranças de nós mesmos (Jorge Hessen)

Jun 20th, 2018 | By | Category: Artigos

conscOs sofrimentos e as doenças compõem a lista das provas e das vicissitudes da vida terrena e são inerentes à grosseria da natureza material da Terra e à imperfeição moral do homem. Nos orbes mais avançados, física ou moralmente, o organismo humano, mais depurado e menos material, não está sujeito às mesmas enfermidades da Terra.

Sob o ponto de vista espírita, analisamos as doenças usualmente como espelhos dos distúrbios psicossomáticos. Tanto a medicina quanto a psicologia estão percebendo que não existe separação na inter-relação da mente e do corpo que transitam nos múltiplos contextos da vida social, familiar, profissional e pessoal. Ademais, há, sem dúvida, distintas ocasiões em que as “enfermidades” do corpo são convocadas para “curar” as ulcerações da “alma”.

“Mens sana in corpore sano”, ou seja, “mente sã num corpo são” é uma referência atribuída ao poeta romano Juvenal. A intenção do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações ingênuas, ao passo que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Podemos proferir que a frase de Juvenal é uma afirmação de que somente uma mente sadia pode produzir ou sustentar um corpo saudável.

É verdade! As células do nosso organismo se alimentam do mesmo teor das nossas vontades, pensamentos e desejos. Tudo que se passa na mente se passa no corpo. As doenças nascem não só do descuido com o corpo, mas principalmente da negligência sobre a nossa forma de pensar. A invasão microbiana comumente está vinculada a causas espirituais que fragilizam a imunidade biológica; assim sendo, as doenças nascem da mente desorganizada. E dentre os causadores de doenças estão a raiva, a mágoa, as frustrações, o rancor, a inveja, o sentimento de culpa.

Nossas imperfeições morais provocam naturalmente os sofrimentos e as moléstias do corpo físico. As emoções malsãs atingem imediatamente o corpo físico, que serve como um dreno por onde escoam essas potências negativas. Muitas vezes os acúmulos de emoções não escoam, não fluem; ficam presos ao corpo físico e se manifestam em algum órgão em forma de grave doença.

Somos livres para fazermos o que quisermos, mas também somos os responsáveis pelos atos que originam consequências naturais. Recebemos da vida aquilo que à vida oferecemos. Colhemos o que plantamos, pois os nossos males morais são provocados por nós mesmos; daí compete somente a nós modificá-los, a fim de que a doença não se instale em nossa vida como teste compulsório contra os desvios de conduta.

Os mecanismos de causa e efeito não têm caráter punitivo, mas educativo. Enquanto permanecermos na imperfeição moral o sofrimento e as doenças serão reflexos naturais das nossas livres escolhas, convidando-nos para as obrigações de esforços do aperfeiçoamento espiritual a fim de refazermo-nos conosco mesmos.

Em resumo, ainda que sob o tacão das provas e expiações, somos e sempre seremos herdeiros de nós mesmos, pois encontramo-nos em processo de crescimento interior na busca da auto iluminação, que é o destino do qual nenhum de nós consegue escapar.

Jorge Hessen

jorgehessen@gmail.com

Tags: , ,

4 Comments to “Sofrimentos e doenças são heranças de nós mesmos (Jorge Hessen)”

  1. GERALDO MAGELA MIRANDA diz:

    Mente sana para o corpo sano. Viva o verdadeiro crescimento.

    Geraldo Magela Miranda

  2. José Pereira Costa diz:

    Gostei muito do site com seus artigos sobre a mente e o corpo. Parabéns. Abraço.

  3. PEDRO ILHO diz:

    É, assim como a caixa preta nas aeronaves gravam tudo o que se passa no vou, o nosso perispírito grava todas as nossas ações boas e más durante a existência. O pior é que as mas ações alem de ficarem gravadas, lesam o perispírito no mesmo local em que provocamos a lesão no nosso próximo, e no caso de uma reencarnação o defeito físico vai aparecer no corpo do recém-nascido, onde culpamos os remédios que a mãe tomou, a ´talidomida” é uma que leva a maior culpa, mal sabem que o defeito já está no modelo do corpo.

  4. Irmãos W diz:

    Olá

    Caros…

    Amigos….

    Saudações Kardequianas….

    Quando Cristo… Disse….

    Mateus 16:27
    Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras

    Nos somos criadores… Dos nossos próprios destinos… Para o bem ou para mal… Na rodas das reencarnações…

    VEJAM ESTE VÍDEO DO JORGE HESSEN…. VAI AO O ENCONTRO… DE TUDO TRATADO NO ASSUNTO…
    Pílulas de Luz nº 5 – Médico de Si Próprio – Jorge Hessen
    Link:
    https://www.youtube.com/watch?v=WWKOlsMq8kY

    A luta segue

    wanderlei

Deixe um comentário